terça-feira, 22 de março de 2011

Você é compulsiva por compras? Cuidado, você pode ser uma Shopaholic!

A moda na sua forma massificada de consumo imediato, apela para o uso de imagens de corpos perfeitos, assim a mensagem chega de forma rápida a sua mente.    
Corpos, cabelos, maquiagens, mulheres maravilhosas estampando capas de revistas e comerciais de beleza, enquanto nas passarelas da vida a história é bem diferente.
Quem nunca ouviu alguém falar que queria um vestido igual ao que a atriz da novela usou ?
Convenhamos, a roupa pode até não te agradar, mas apareceu na novela, está na moda, então você usa!
É assim que funciona a mídia e a propaganda que te fazem perder os freios e a noção, devido a manipulação da moda através da mídia, você compra o que não precisa, pra mostrar a quem não deve.
No último fim de semana, um dado bastante curioso levantado pela “Federação do Comércio”, chamou minha atenção, ele diz que os brasileiros gastam mais com roupas do que com a própria educação, cerca de 6% em roupas e 4% na área com ensino, ainda mostra que as mulheres da região sul lideram essa estatística em relação a compra desenfreada e as mulheres da região nordeste, aparecem como as mais controladas na hora das compras.
  
Sapatos, roupas, bolsas, jóias, produtos de beleza... Se você adora liquidações e não resiste a uma placa de promoção, compra sem pensar em quanto vai gastar e as vezes se arrepende da compra?  você pode ser uma “shopaholic” viciada em compras.
  Comprar é bom, mas existem pessoas que passam do limite e acabam por desenvolver um compulsão pelas compras, adquirir coisas que sequer precisa, coisas  inúteis, que nem chegará a usar, em um processo de completa ansiedade. Pelo simples prazer de comprar o produto. Como se você dependesse daquela compra para se sentir melhor ou aliviada. Se você chegou a este ponto, pode sofrer de uma doença chamada Oneomania.
  
Segundo a psicóloga  Denise Gimenez Ramos, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica da PUC-SP a oneomania  é um distúrbio que:            
  "...Emerge para aliviar sentimentos de grande frustação, vazio e depressão. É como um desejo de possuir, que fica reprimido e ao não conseguir da vazão ao desejo, a pessoa sofre uma enorme pressão interna que leva à necessidade de possuir coisas como forma de prazer."   - Este tipo de distúrbio é como qualquer outro vicio, eu bem sei como é ser dominado por sua própria mente, então se este é o seu caso não viva aprisionado, o melhor a fazer é  procurar ajuda de um profissional psicólogo, para obter um diagnóstico e saber se você  é realmente uma compradora compulsiva.  Aqui seguem algumas dicas de quem sempre se conteve nas compras, por causa de outros motivos, já que no meu caso, o ato de comprar me deixava mais deprimida por gostar da roupa e não ter coragem de usá-la.               - Pequenas dicas podem te ajudar a ser menos compulsiva:  
*Evite passear em shoppings com todos os cartões na bolsa.  
*Se a intenção é só um passeio, prefira sair com dinheiro, o indispensável para um lanche ou cinema e deixe o cartão de débito em casa!
*Programe suas compras, antes de sair torrando seu dinheiro ou dos seus pais, faça uma revisão no seu guarda-roupas, observe quantos vestidos, calças e blusas você tem, quantas usa, quantas NÃO usa e por que NÃO as usa, cores também são importantes, anote o que realmente precisa, sempre pensando em onde pode usar cada peça. 
*Se seu closet só tem azul ou rosa, vamos variar um pouco, isso sim será novidade para seus olhos e não mais uma roupa parecida que será esquecida antes mesmo de usar a coitada!        
     
DICA DE FILME: "Confessions of a Shopaholic", Delirios de consumo de Becky Bloom, este filme trata com muito humor o tema em questão de consumo desenfreado. Qualquer pergunta ou colocação sobre o assunto, fiquem avontade!         
Até a próxima, 
Babi Oliveira          
Fontes de pesquisa
em 20 de março de 2011. 

5 comentários:

luanebulosa disse...

Eu estava pensando sobre isso por esses dias também, sábado passado dei um pulo no site da Channel, só pra ficar abismada com alguns preços, como por exemplo 24 mil dólares numa bolsa.

Existem tantas outras coisas que as pessoas poderiam fazer com essa quantia então pq investir isso num pedacinho de couro?

Ah, você deu a dica do filme da Becky Bloom eu recomendo os livros também.

O filme é um resumão, com algumas mudanças na história dos 3 primeiros livros, Os Delírios de Consumo de Becky Bloom, Delírios de Consumo na 5º Avenida e o As Listas de Casamento de Becky Bloom

MoLda Mente disse...

Muito bem lembrado lua!
adorei sua dica dos livros^^

bjosss

Anônimo disse...

Interessantíssimo o tema... realmente precisamos tomar cuidado, senão faltará mês no fim do dinheiro hahaha

MoLda Mente disse...

Huahuahuahu^^~

é verdade linda, pior que hoje eu tava bem deprimida e juro se estivesse com dinheiro, tinha comprado muito! "me achando péssima de feia" y.y

Rosanne disse...

Olá! Gostei desse texto que você postou e gostaria de fazer referencia a ele no meu blog, que só tem uma semana que fiz. :D

Vou fazer colocar o endereço do seu blog, tudo bem?

Se quizer me dar uma forcinha e adicionar o meu blog ficarei agradecida. Beijos coloridos!!

Dona Flôr

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...