segunda-feira, 14 de março de 2011

A minha verdade, depois da coragem!


A moda pode moldar o seu modo de pensar!

Essa foi a maneira que encontrei de passar um pouco da minha história, depois de perceber que posso assim, ajudar outras pessoas.
A princípio a idéia era relatar as mudanças que ocorreram em mim em relação a esse mundo fashionista desde que entrei na Faculdade de Design de Moda, que até então para mim era um mundo fútil e só podiam acompanhar aqueles que “sentavam na grana”, não bastasse a minha situação financeira, que nunca foi muito boa, para acompanhar grifes, na verdade, até evitava sair para não precisar gastar com roupas, ainda tinha um outro agravante, uma baixa estima elevadíssima, ocasionada pelo acúmulo de traumas psicológicos na adolescência.
Problemas psicológicos são vistos como “frescuras” para boa parte das pessoas, o que deprime e reprime ainda mais a situação de quem as vive, principalmente na adolescente, época de mudanças e adaptações do caráter e personalidade de cada um.
Pois bem, a conseqüência disso foram anos trancada dentro de casa, só saindo para o colégio, o uso de roupas masculinas como calças folgadas, t-shirt branca e tênis, já da pra saber que acabei aderindo ao movimento “Grunge” de 1999 até 2001.
Daí em diante spikes eram minhas pulseiras, cabelo sempre diferente da maioria das outras meninas, não tinha menor noção do que usava, mas a intenção era realmente ser diferente já que me achava tão feia ou melhor, diferente do padrão das meninas de minha idade.

Ser magrinha, desajeitada, sem peito e pernas bonitas... convenhamos, quem olharia pra mim

Acabei desenvolvendo um quadro que ainda hoje não me deixa em paz, uma distorção na imagem de si mesma, são problemas semelhantes, a bulimia e anorexia, só que é menos comum no meu caso, que queria engordar e me via como um esqueleto humano.

Então, como e porque alguém assim está cursando Moda  Você me pergunta.

 Tudo começou por causa da cultura Oriental, fui atraída pela filosofia, disciplina, artes, animações, pela história de superação desse povo que tanto me inspira, acabei saindo do mundo que havia criado e me tornado refém, para entrar em outro um pouco desconhecido pela maioria, os festivais de animação Japonesa, eventos estes que reúnem fãs de todas as idades, jogando, cantando em karaokês, vestindo-se e interpretando seus personagens favoritos, numa erudita forma de brincar e fazer amigos.
A vontade de Vestir um “Cosplay” (fantasia de personagem) era tanta que desafiei a mim mesma, mesmo tendo entrado em uma crise um dia antes da apresentação, chorei o dia todo, mas fui assim mesmo, foi uma experiência única, e a lição que tirei disso é:
“Cada pessoa deve encontrar o que a faz feliz, o que gosta, assim adquire forças para lutar contra seus próprios fantasmas”.


Passei por três psicólogas, não desmerecendo sua profissão, mas esses profissionais não realizar milagres, se você mesmo não fizer um esforço para conseguir sair da situação, as coisas não mudam!
Encontrei uma forma de melhorar meus problemas, através desse mundo de histórias fantásticas, de uma cultura tão distinta da nossa, percebendo o quanto faz bem sonhar e realizar sonhos... Assim, trabalhei por quatro anos ajudando na confecção de cosplays, fazendo perucas, penteados, makes,  realizando pequenos sonhos, de adolescentes e adultos que transformavam-se por algumas horas, em seus personagens favoritos, foi aí que percebi, a existência de algo muito maior, por trás de um simples ato de vestir.
Em 2007 conheci a Moda Pop Japonesa e foi paixão a primeira vista, roupas comportadas, que cobrem o corpo e modelam de uma forma que ficamos parecidas com bonecas de porcelana, não existe o culto ao corpo e sim o gosto de vestir o estilo que te faz bem.
Encontrei mas uma forma de me testar e continuar superando meus traumas, que até então me intimidavam muito, e ditavam as regras do meu vestir.
Agora era a hora de mostrar minhas pernas, coisa que não fazia em público a mas de 8 anos, o nervosismo me tomou e cheguei a pensar que não conseguiria, nesta primeira etapa usei botas, mas subi num palco com mais de 500 pessoas e apresentei o primeiro desfile de Moda Japonesa em PE, daí para frente foi só superação a passos lentos, mas caminhando.
Chego então a conclusão de que, a moda dita muitas regras, mas sempre irão existir as exceções e meios para conhecer a si próprio e aprender a aceitar-se do jeito é, conhecendo e lutando contra suas fraquezas e explorando o que cada um tem de melhor, descobri que o ato de vestir interfere bastante no bem estar, tanto para mulheres como para os homens e que não é preciso ser “rico” para vestir-se bem e sim ter conhecimento.
Esse será meu papel, transformar a vida de quem precisa e acrescentar um pouco de sonhos, através do grandioso ato de vestir, com atitude, compromisso e muita, mas muita personalidade, pois cada um tem a sua e deve aprender a se conhecer, do contrário viverá a sombra de seus fantasmas e preconceitos.

Eu ainda estou buscando a minha superação e através deste blog mostrarei como fazer.

Sejam bem vindos novamente a nova roupagem deste blog.




5 comentários:

Anônimo disse...

Minha linda, vc sabe o quanto eu te admiro. Entre todas as suas qualidades (que não são poucas!), a maior delas, na minha opinião, é o seu poder de superação. Você, embora tenha passado por algumas provações na vida, sempre conseguiu dar a volta por cima. Isso mostra o quanto o ser humano é forte e muitas vezes nem tem consciência da força interior que tem. Você conseguiu provar que, quando temos um problema, não adianta ficar batendo na mesma tecla e reclamando todo o tempo dele. Através de mudanças simples de atitudes, paciência e perseverança, conseguimos tudo aquilo que desejamos. Me orgulho muito de vc, irmãzinha do coração ^^ Beijão pra ti!

yuna . disse...

Que post fofo, Babi!
Eu sempre via vc feliz sorrindo nos eventos de anime nunca esperaria uma historia dessa.
Continue tendo muito sucesso!
Um bjao!^^

Miss Belle disse...

Gostei muito do seu post. as pessoas não imaginam a força que alguem faz para conseguir realizar um sonho, nem imaginam que a pior prisão é a mente, espero que sempre supere seus limites e escreva mais.
muito sucesso,Bjs.

MoLda Mente disse...

Yuna, vc falou tudo! os eventos me ajudaram bastante e claro os amigos também!^^~
E Belly, a quanto tempo querida, obrigado pelo comentário, vc ta certo a mente pode ser uma bomba relógio pronta para ser ativada, e pode deixar que continuarei escrevendo, bjão.

Jake Rodrigues disse...

Confio muito em você meu amor, e sei a força que você possui, mas não se preocupe, pois de agora em diante você pode contar com minha força também. Você sabe do que nos podemos fazer juntos! Amo você!!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...