sábado, 16 de outubro de 2010

Casa de Botão - Matéria sobre a Formação de Moda em Pernambuco

 Casa de Botão é um Interprograma, veiculado de segunda a sexta, na TV Pernambuco local e na internet durante 24 horas. Já tem público cativo, como é dito no próprio site: "É Maior que um comercial e menor que um telejornal" Vale a pena assitir e se informar sobre atualidades, moda e tudo que está interligado a mesma.
Desta vez foi veiculada uma matéria sobre a formação do curso de Moda aqui em Pernambuco, feita na Faculdade SENAC-PE e com nossa turma de Design de Moda do II período.
Aparecem na entrevista nossa Professora e Cordenadora do curso Isa Rocha, Mariama da Mata do blog Moda bem Brasileira e eu Babi Oliveira que tambem tenho o blog Sweet World.

Aproveito pra mandar um beijão para a equipe da Tv Casa de Botão, especialmente para Nanda (Ass de Direção e Roteiro e o Daniel (imagem).

Assista a matéria aqui.

Por hoje é isso! aproveitem o fim de semana!


Fonte/Imagem:  Casa de Botão

Babi Oliveira

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

A moda a serviço da consciência ecológica


O tema sustentabilidade está na moda!
E o tem haver esse tema com a moda especificamente?
Bom, tem tudo haver! Eu me lembro que a mais de 8 anos atrás respondi numa prova o que era Sustentabilidade, mas não imaginava que esse conceito com o passar do tempo fosse ser tão expandido como está sendo agora.
Diante da preocupação com a conservação dos recursos naturais do planeta, diversas áreas vêm atuando no processo de conscientização, seja por meio de propagandas, iniciativas, projetos e da reutilização de materiais que podem ser reciclados.
Seja qual for a forma, a idéia principal é que o uso desses recursos naturais , sejam utilizados de forma sustentável, suprimindo nossas necessidades, mas sem comprometer as necessidades das futuras gerações.
É simples, cuidamos de algo que é precioso para nós, guardamos com carinho pensando em um dia passar como herança para nossos filhos e netos, assim é o conceito da sustentabilidade, é saber que o que aproveitamos hoje, poderá ser aproveitado por outras pessoas.
E a moda entra com força total nessa idéia, utilizando-se de diversos meios e principalmente a criatividade para orientar e alertar a população.
Eu acho que fazer uso da moda é um meio muito inteligente e eficiente para se passar a mensagem, um bom exemplo são as “Eco Bags” (sacolas ecológicas) que se multiplicam a cada dia, além de serem práticas,  também podem ser chics, bonitas, criativas ou simplesmente úteis. 
Vejam esses modelos:
Comerciais  e propagandas





Criativos








Inuzitados 




Conscientes






E por hora é só...mas esse assunto ainda tem muito mais pra ser falado e mostrado!

Fontes: Bored Panda e internet.

Bárbara Oliveira



quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Desfile Chanel Paris Fashion Week - Summer 2011

Ontem foi o penúltimo dia da semana de moda em Paris que acontece no “Grand Palais e dia de desfile Chanel.

Grand Palais - Paris

O cenário na manhã de ontem foi um grande jardim bem sofisticado e nas cores preto e branco, ainda contou com uma orquestra ao vivo que deu a sua contribuição para embalar as passadas das modelos.

A  inspiração do Lagerfeld para essa coleção veio do filme “Last Year at Marienbad de 1961".

As modelos usaram poucos adornos, um cabelo simples e poucos acessórios, sandálias plataformas e as cores que predominaram ainda foram o preto e branco, com algumas estampas, um cinza que conversa muito bem com o preto, aparecendo também os tons pastéis de beje, rosa, azul e amarelo. A presença de muitas plumas, creio que se deve ao filme que serviu de inspiração, não assisti mas vi alguns trechos do mesmo.


Teve até um garotinho de dois anos desfilando um blazer de tweed branco, muito fofo.


O desfile ainda contou com a presença da modelo Inès de la Fressange ex musa do Lagerfeld, que aos 52 anos com tudo em cima esbanjou simpatia enquanto caminhava na passarela.

Inès de la Fressange


Quando estava procurando informações sobre o desfile encontrei o Blog da Ana Clara Garmendia que escreve a coluna “Agora é moda” para o jornal Gazeta do Povo no Paraná.

Ela fez uma cobertura do desfile, vale a pena dá uma olhada!


Acompanhe um pouco do desfile aqui e a cobertura de todos os outros vc acha aqui.


Abaixo algumas fotos para nosso deleite


Estampa e leveza


Um pouco de ousadia no decote, mas sem vulgarizar.




Taier + short + estampa = Um casual bem sofisticado.

Uma obra prima

O "rei" no final do desfile ^.^


Fico por aqui...até breve.
Miss Babi


segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Café Cultural na Aliança Francesa do Recife - Debate vida de Chanel

Cartaz da Palestra


A Aliança Francesa do Recife – Unidade Derby, promoveu o Café Cultural uma palestra que aconteceu na última quinta feira e abordou o tema “A moda como reflexo dos costumes – do pós-guerra ao século XXI”, teve como palestrante Dario Brito, jornalista, MBA em moda e design, professor de moda do SENAC/PE e de jornalismo da UNICAP. Como debatedores, Danielle Simões; design, mestre e doutoranda em design e professora de moda e design da Faculdade SENAC/PE e FBV; Andrea Meira Lins, executiva da Maria Bonita Extra, Maria Bonitinha Extra e Patalu e mediando o encontro, Alexandre Mesquita, professor de moda e arquiteto.

Abertura da palestra com a Sra. Mônica e o presidente da Aliança Francesa Eric Lahille 


Dario Brito e Alexandre Mesquita 

Danielle Simões e Andrea Meira Lins

A palestra se transformou numa agradável conversa sobre o inicio da vida e carreira da francesa Gabrielle Bonheur Chanel e o conteúdo histórico durante toda sua carreira, ficou bastante claro que Chanel foi uma mulher bastante preparada, que estava na hora e lugar certo!

A jovem Coco Chanel
(imagem by Google)
Durante sua trajetória de vida, Chanel foi abandonada por todos que amava, por diversas circunstancias, isso a tornou uma mulher sofrida, vulnerável, mas ao mesmo tempo uma mulher corajosa, forte e com uma determinação que a fez chegar onde chegou!
Um ponto muito interessante levantado pelo Professor Alexandre Mesquita ontem a noite foi sobre a Exposição Universal de Paris da década de 20, sob a influencia do Art Déco na época,  Chanel começou a geometrizar sua costura, as formas femininas que na Belle Époque tinham a silhueta em forma de “S” imposta na através do uso do espartilho, foi abandonada por ela, que começa a pregar um novo conceito, baseado na elegância através de poucos adornos e do famoso Pretinho básico que até hoje é a peça chave no guarda-roupa de qualquer mulher!
Uma observação muito oportuna foi a feita pelo Professor Dario Brito e Danielle Simões, que em um lugar onde existem várias pessoas vestidas de preto, não se tem a impressão de repetição da roupa, mesmo que todas estejam de vestidos mas, se tivessem dois ou três vestidos de uma cor qualquer a percepção seria muito maior!

Chanel e o "Pretinho básico"
(imagem by Google)



A influência da primeira guerra mundial foi fundamental para a ascensão de Coco, a moda não tinha mais o mesmo sentido, as mulheres começaram a assumir papeis diferentes na sociedade, trabalhos antes feitos por homens, tinham sido assumidos pelas mãos delicadas e pálidas das mulheres desta época, agora com seus maridos e filhos nas trincheiras, a escassez de matéria prima e a falta de tecidos resultante desta Guerra, cria novas necessidades para as mulheres. Em 1915, Chanel abre sua terceira loja de moda, considerada a primeira maison de couture Chanel. Chanel, mulher livre e ativa, percebe essas necessidades e seguindo sua inspiração ela encurta saias, remove os excessos, suprime o espartilho, enfim, liberta o corpo da mulher. Chanel anuncia essa nova silhueta, roupas práticas, as primeiras calças, saias mais curtas, plissadas, bolsos de alfaiataria, a moda Sportwear para jogos de golfe, tênis e praia.
Vestidos em Jérsei com cintura baixa e comprimento acima do joelho e o uso do chapéu Cloche, que podem ser associado a danças populares da época como o charleston entre 1925 e 1935.
Em 1918, imediatamente depois da guerra, ela começa a construir gradualmente uma das casas de moda mais importante da época, que empregava mais de 300 trabalhadores.
Maison Paris
(imagem by Google)





No filme “Coco antes de Chanel” que conta parte de sua história de vida, a diretora Anne Fontaine, preferiu mostrar a parte guerreira de Gabrielle, a vida de luta, sofrimento e conquistas que ela teve, assim como proposto no título, a Coco antes de ser a Poderosa Chanel. E eu não poderia deixar de falar na "grande" atriz que é a Audrey Tautou, que interpreta com perfeição o papel da Chanel, ela também tem uma personalidade muito forte e eu particularmente sou fã desta francesa!


Cartaz do Filme "Coco antes de Chanel"
Até hoje a marca Chanel é ícone de poder, sonho e ostentação, comandada pelo alemão Karl Lagerfeld, que assina as coleções desde 1983.
Seu trabalho é tão importante que até hoje, de todas as maisons parisienses, Chanel é a única que se mantém fora dos grupos empresariais. E faz os desfiles mais característicos e badalados das semanas de moda do mundo. 

A marca

Karl Lagerfeld (foto by Chanel 2010 cruise collection)


Assista aqui o desfile da coleção Cruise (2010-2011) Realizado em maio deste ano, em Saint-Tropez.








E aqui uma homenagem do jeito que eu gosto, outra grande personalidade que admiro,

 uma mulher que revolucionou sua época, trazendo novos valores para uma classe oprimida e sem expressão. 






“as mulheres deveriam vestir-se para si mesmas
e não para seus homens”.
Chanel
Foto by Babi


Foto by Babi

E com esse post eu estou inaugurando meu novo blog para falar de moda de uma forma diferente!
Me acompanhem e vamos descobrir juntos o que existe por trás deste mundo de Glamour!


Bárbara Oliveira

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...