A partir de hoje está proibido por lei o uso do véu islâmico integral nos espaços públicos, o descomprimento da mesma por parte das mulheres é uma multa de 150 euros, cerca de 340 reais ou um curso de instrução cívica.
Mesmo assim não impediu que várias mulheres vestissem o "niqab" (como é chamado o véu intergal) hoje pela manhã para protestar junto com simpatizantes da causa na fente da catedral de Notre Dame em Paris. Duas pessoas foram detidas durante a manifestação que não havia sido comunicada à polícia com antecedência.
A frança é o primeiro país europeu a adotar uma lei deste tipo, mas outros Estados analisam medidas similares como Suíça, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Espanha e Alemanha.
Antes mesmo de ser aprovada a polêmica lei, várias pessoas já participavam de manifestações a favor do uso da Burca.
A França é um país com a maioria de sua população católica, mas abriga uma população de 5 milhões de mulçumanos, muitos dos quais cidadãos Franceses.
Enquanto isso estilistas como John Galliano criam peças de alta costura muçulmanas para a Sack's Fifth Avenue da Arábia Saudita. Carolina Herrera, Nina Ricci e Alberta Ferretti também apostaram na ideia. Na semana passada, os estilistas ocidentais apresentaram a coleção exclusiva dos tradicionais trajes em um desfile no hotel George V em Paris. Veja reportagem completa aqui.
Fontes: